
Atuação
Em setembro 2015,o Conselho Internacional de Ciências (ICSU), o Conselho Internacional das Ciências Sociais (ISSC) e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), declararam em Durban, Africa do Sul, 2016 como o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU). O objetivo do IYGU é a promoção de discussão e um melhor entendimento sobre o impacto global das ações locais. Visa estimular a abordagem de temas, como as mudanças climáticas, a segurança alimentar, as migrações, a sustentabilidade baseada no tripé sócio econômico e ambiental, a ocupação territorial, o uso dos recursos locais,dentre outros, bem como propiciar iniciativas, politicas, e tecnologias inovadoras que atendam aos novos desafios globais.
A primeira abordagem de observação é pelo quotidiano “Só quando compreendermos verdadeiramente as consequências das nossas escolhas pessoais no planeta – por exemplo quando comemos, bebemos e produzimos – é que poderemos fazer mudanças adequadas e efectivas” Benno Werlen, professor da Universidade Friedrich Schiller, de Jena, na Alemanha.
Lord Anthony Giddens, antigo Director da London School of Economics, no Reino Unido observou que “Vivemos no mundo mais interligado da História. No entanto, ao mesmo tempo esse mundo é dilacerado por conflitos, deslocações e incertezas – uma mistura, instável e perturbante, de enormes oportunidades e de riscos existenciais”... “Encontrar um equilíbrio positivo vai exigir uma revisão intelectual dos fundamentos e novas formas de colaboração, como as que o IYGU propõe”, acrescentou.
Projetos
Comunitários
Tecnologicos
Ambientais
Sócio-Econômicos
ATUAÇÃO
Sustentabilidade
Educação
Meio Ambiente
Pesquisas
Mudanças Climáticas
Migrações e Direito Humanos
Ciências Humanas
Inovação Tecnológica
Relações Internacionais